Arquidiocese de Braga -

17 fevereiro 2015

Paróquia de Rio Mau acolheu D. Francisco em visita pastoral

Fotografia Flávia Barbosa / DM

Doentes e idosos merecem uma atenção especial dos bispos nas visitas pastorais.

\n

A paróquia de Rio Mau, arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, recebeu, entre os dias 11 e 15 de fevereiro, a visita pastoral do Bispo auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho. 

A visita começou na quarta-feira com a realização da Assembleia Paroquial pelas 21h00. Nela fizeram-se representar os diversos movimentos paroquiais, como o conselho económico, a catequese, várias confrarias, zeladoras, ministros da comunhão, o coro paroquial e paroquianos. 

O prelado falou da comunidade cristã, da sua importância para o tempo atual e dos seus três grandes pilares: catequese, liturgia e caridade. Lançou ainda alguns desafios para a catequese de adolescentes e reforçou que é necessário pensar também na formação de adultos.

Na Escola do Seixo, que visitou na sexta-feira, foi recebido por quase uma centena de crianças e professores que o acolheram com cânticos. Durante quase uma hora, D. Francisco contou histórias e cantou com os presentes, deixando ainda uma palavra de força aos docentes. Durante a manhã houve ainda tempo para uma visita ao lar privado no lugar do Seixo, onde o bispo auxiliar se encontrou com mais de 20 doentes internados, a quem fez questão de deixar mensagens de conforto e esperança.

Realizou depois uma visita a duas empresas, uma agrícola e outra direcionada para a indústria metalomecânica. Ao fim da tarde, administrou a Santa Unção a 60 doentes e idosos na capela da Senhora do Alívio. A visita continuou no sábado, com o encontro com a Catequese paroquial, no salão da igreja nova. Mais uma vez, o Bispo auxiliar de Braga contou histórias e cantou com as crianças.

O domingo foi marcado pela celebração da Eucaristia Solene de encerramento da visita pastoral. Ao contrário do que tem acontecido na maioria das outras visitas realizadas por D. Francisco, nesta Eucaristia não houve administração do sacramento da Confirmação, já que em Agosto último se tinha celebrado o Crisma. Ainda assim, foram muitos os jovens e adolescentes crismados presentes na celebração eucarística, onde se rezou o credo Batismal e se realizou o rito de aspersão da assembleia.