Arquidiocese de Braga -
18 março 2015
Cravos adornam Navais e acolhem D. Francisco Senra
Crisma paroquial foi celebrado em clima de alegria sob o lema "Deus revela-Se".
No passado dia 15 de Março celebrou-se o crisma na paróquia de Navais, Póvoa de Varzim, com a presença de D. Francisco Senra Coelho.
A visita pastoral decorreu sob o lema “Deus revela-se”. Em cada etapa procurou-se concretizar a confiança de coração “Nada sem Ti. Nada sem nós.”
No acolhimento do Bispo auxiliar de Braga esteve presente o Conselho Económico. O almoço serviu como ocasião para diálogo, partilha de dificuldades, inquietações e perspectivas presentes e futuras com a Direcção do Centro Social Paroquial de Navais.
D. Francisco visitou ainda a Escola do primeiro ciclo de Navais, tendo o encontro sido marcado com canções e afectos. O prelado celebrou ainda a Santa Unção com grande parte dos idosos da paróquia.
A caminhada comunitária contou com três dias de oração e pregação, sob a orientação da Comunidade de Betânia dos pobres do Sagrado Coração. Houve ainda tempo para a reconciliação e exposição do Santíssimo. Os dias foram animados pelos "Construtores da Esperança", "Mensageiros da Paz" e "Pequenos Cantores".
O Crisma foi orientado para que houvesse uma identificação e perpetuação no “sim” do crismando.
A porta da igreja esteve ornada de verdes e de cravos brancos como símbolo dos crismandos. À entrada foram largadas pombas. Também os cravos vermelhos marcaram o crisma: assim como o sangue está para a vida, a vida deve ser marcada com amor e fé, corroborando o lema “Nada sem Ti. Nada sem nós.”
Por toda a igreja foram espalhados vasos, nos quais se semeou centeio e azevém, símbolos de trabalho pelo crescimento interior.
No final da celebração as crianças da catequese acolheram D. Francisco e participaram na queima das frases, nomeadamente os compromissos deixados no cântaro das graças desde o início do ano.
A cada sacerdote foi oferecida uma estola para lembrar a unidade da fé através dos tempos.
Partilhar