Arquidiocese de Braga -
1 abril 2015
"Burrinha" leva milhares às ruas de Braga
Procissão "Vós sereis o meu Povo" envolveu perto de mil figurantes e atraiu um mar de gente às ruas da cidade.
Pelas 21h00 já eram muitas as pessoas que se aglomeravam nas ruas de Braga à espera da Procissão "Vós sereis o meu Povo", conhecida por "Procissão da Burrinha".
A temperatura ajudou e perante uma noite amena foram muitos os bracarenses e visitantes que assistiram ao cortejo.
Organizada, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, a procissão apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas e pela escravidão no Egipto, são 22 os quadros bíblicos representados ao longo de todo o trajecto percorrido.
O momento alto dá-se aquando da infância de Jesus, quando José e Maria fogem com o Menino, com Nossa Senhora montada numa "burrinha".
A procissão representa uma verdadeira catequese viva com profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento.
Iago Hernández veio de Espanha com a esposa e dois filhos passar "um fim-de-semana prolongado" a Braga. "Já temos vindo em outros anos e é uma alegria cá estar. Braga é única na forma como vive a Páscoa", sublinhou.
Já Marian Evans chegou a Braga na passada Segunda-Feira, com intenções de passar uma semana na cidade, juntamente com um casal amigo. "Viemos eu e o meu marido porque os nossos amigos já cá tinham vindo e disseram que a semana é deslumbrante. Basta ver a quantidade de pessoas que está na rua, é incrível", confessou a jovem inglesa.
Este ano o cortejo contou com algumas novidades, com dezenas de crianças a representar as 14 obras de misericórdia apresentando-se com uma faixa vermelha nas vestes com o símbolo da Diocese.
No final da
procissão, a organização distribuiu o renovado
“Doce da Burrinha” pelos
cerca de mil figurantes
que desfilaram pelas ruas. O gesto de gratidão estendeu-se também às duas bandas
de música contratadas (Cabreiros
– Braga e Calvos
– da Póvoa de Lanhoso),
aos quatro coros (Órfeão
de Braga; Agrupacion Coral
Polifónica de A Guarda,
Galiza; grupo de Cantares
de Mulheres do Minho
e Grupo Coral de Sequeira)
e autoridadas convidadas
A procissão saiu da Igreja de S. Victor e desfilou por várias das artérias centrais do município, regressando novamente à Igreja.
Partilhar