Arquidiocese de Braga -

16 abril 2015

Papa Francisco surpreende alunos de Leiria

Fotografia DACS

Alunos do 1º ciclo de Leiria recebem carta escrita pelo Papa Francisco.

\n

Em Leiria, a figura do Papa Francisco continua a despertar o interesse e a curiosidade dos cerca de 370 alunos do 1º ciclo no Agrupamento de Escolas da Caranguejeira Joaquim Lourenço. Neste Agrupamento organizou-se a temática da amizade e ajuda aos outros, presente no programa de EMRC, edição 2014, fazendo uso da interdisciplinaridade no 1º ciclo.

O tema escolhido para a actividade foi “Fazer um rosto – Nós «damos a cara pelo outro»” e neste constava a construção de um retrato sobre alguém que se” distinguisse pelo amor e serviço aos outros.”

A adesão dos alunos à figura do Papa manifestou-se de tal forma que uma segunda ideia consistiu em enviar uma carta ao Papa onde cada turma, com a ajuda do seu professor titular, abordasse "a preocupação dos alunos com temas como a ecologia, minorias, pobreza, alegria e paz”, relembra o professor de EMRC em declarações ao www.educris.com

O docente colocou mãos à obra, elaborou o projecto e apresentou-o no Agrupamento de Escolas Primeiro onde teve “logo muita aceitação”.

Os alunos, então enviaram, em 18 livros, os seus retratos, bem como o cartaz que haviam escrito.

Há dias foram surpreendidos com a resposta do dia 23 de Março do Papa Francisco que se mostrou “muito agradecido pelos retratos” e pelas “cândidas palavras dos alunos” e lamentou “não conseguir escrever uma carta individual a cada aluno”. Francisco lembrou aos alunos que “enquanto tiverem Jesus ao vosso lado como amigo hão-de ser felizes” e pediu aos mais novos para “alegrarem os pais, professores, companheiros e os mais pobres ou doentes”.

No final, o Papa concedeu a sua “bênção apostólica” a todos os alunos, docentes, familiares e pessoal auxiliar.

Joaquim Lourenço afirmou ao educris.com que “a comunidade educativa ficou muito sensibilizada com a carta escrita que a mesma vai ficar exposta na sede do agrupamento. Por seu lado, os alunos ficaram "muito contentes com as palavras que o Papa lhes dirigiu”.