Arquidiocese de Braga -
20 abril 2015
A Matemática como factor de união entre Cristãos e o Islão
O objectivo do projecto “Christianity, Islam and Mathematics” (Cristianismo, Islão e Matemáticas) é “promover a tolerância entre religiões abraâmicas” através do uso da “matemática como factor de união da cultura e artes cristã e Islâmica”.
Criado por docentes de Matemática e Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), o projecto desenvolve-se em eTwinning e ajuda os alunos do 9º ano do Agrupamento de Escolas de Idães, Felgueiras,que o estão a desenvolver em parceria com a Escola Burdur Bilim ve Sanat Merkezi, na Turquia, a “conhecer a origem, crenças, princípios éticos, livro sagrados e festividades” das duas tradições religiosas.
O docente da EMRC da Escola de Idães, Ricardo Cunha, em declarações ao www.educris.com, destaca a “excelente aceitação e entusiamo dos alunos portugueses e turcos” que participam nesta iniciativa. A matemática apresenta-se, numa altura de crescente intolerância e crescente extremismo, “como um excelente interlocutor” por permitir aos discentes “dar ênfase a aspectos matemáticos presentes em cada religião e a respectiva simbólica”.
Novas tecnologias fundamentais
Ricardo Cunha revela que as tecnologias de informação e comunicação se revelaram fundamentais para a aplicação do projecto. No final de cada apresentação, que ocorre via Skype, os alunos enviam um resumo da mesma aos colegas e “partilham-na no TwinSpace com a comunidade educativa sob a forma de mural”. O docente lembra ainda que todas as comunicações “se realizam em inglês", permitindo aos alunos aperfeiçoarem os conhecimentos da língua.
Partilhar