Arquidiocese de Braga -
7 maio 2015
Concerto Espiritual de Páscoa
Composto por vinte e seis coralistas, o Coro de S. Bento actua na Igreja de S. Pedro e S. Paulo no próximo dia 16.
No próximo dia 16 de Maio, pelas 21h30, tem lugar na Igreja de S. Pedro e S. Paulo a apresentação do Concerto Espiritual de Páscoa pelo Coro de S. Bento (Porto).
De acordo com a organização, a iniciativa tem três objectivos principais: permitir viver a essência do Tempo Pascal, tempo de celebração da Vida, da vitória de Jesus sobre a Morte de uma forma mais profunda, recorrendo ao património cultural dos nossos antepassados; aproveitar o tempo litúrgico favorável para aumentar a intensidade da fé na Ressurreição; partilhar com a comunidade eclesial de Braga o trabalho de desenvolvimento do repertório coral sacro praticado pelo Coro de S. Bento ao longo dos últimos 32 anos.
O concerto pretende também visitar a música coral sacra da quadra festiva desde o século XVI até aos nossos dias. Partindo das obras do Renascimento, o itinerário musical leva os ouvintes às sonoridades vocais a cappella tecidas por Victoria, Palestrina, D. Pedro de Cristo, Mozart, Bruckner entre outros, até aos nossos dias. Trata-se de uma viagem espiritual acompanhada de comentários que contextualizam o programa do ponto de vista histórico e teológico que favorecerão uma aproximação às obras interpretadas. Haverá dois comentadores a realizar breves introduções a cada conjunto de três ou quatro obras. Os comentários contextualizam as obras do ponto de vista histórico e musical e, sobretudo, do ponto de vista teológico e litúrgico.
O Coro de S. Bento iniciou as suas actividades em 20 de Fevereiro de 1983, na Igreja da Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano (Porto). Composto por vinte e seis coralistas, anima quinzenalmente a eucaristia das onze horas dos Domingos e Solenidades na sua comunidade em alternância com o Coro de S. Crispiniano. Até hoje promoveu largas dezenas de concertos de Música Sacra, quer na Igreja de S. Crispim, quer em diversas igrejas e auditórios do País.
Partilhar