Arquidiocese de Braga -

7 maio 2015

Cruzes Floridas de Cerzedelo em Guimarães

Fotografia DACS

A paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, do Arciprestado de Guimarães e Vizela, vivenciou nos dias 2 ( Sábado) e 3 ( Domingo) de Maio a festa das Cruzes

\n

Durante o dia 2, as dezasseis cruzes familiares foram asseadas com pétalas de flores naturais e a exposição itinerante regressou ao interior da igreja românica, no fim-de-semana das festas, juntamente com os trabalhos dos alunos da escola secundária de Amares.

Na manhã do dia 3 de Maio ocorreu a celebração da eucaristia seguida da procissão do Senhor aos doentes. Vários foram os fiéis que tomaram parte na procissão com a fanfarra do Agrupamento 84 do CNE. A banda filarmónica de Santa Tecla de Celorico de Basto percorreu cerca de 8 km para levar a 13 doentes a comunhão eucarística. Apesar da chuva que não impediu a procissão, o percurso da mesma ficou marcado pelos tapetes floridos ou de serrim tingido. Na tarde do dia 3 teve lugar a Via Lucis, presidida pelo padre Luís Miguel Rodrigues.

A grande novidade da festa das Cruzes de 2015 vai para o apoio à MISSÃO AMAR(ES). 

A MISSÃO AMAR(ES) nasceu no contexto do Voluntariado para os alunos da Escola Secundária de Amares. Através de um conjunto de acções de interesse social e comunitário, realizado de forma desinteressada pelos alunos, a Missão AMAR(ES) procura incentivar o voluntariado na escola e promover o agir local e o pensar global. Assim sendo, a Educação para o Voluntariado acaba por ocupar um lugar ímpar na preparação integral dos alunos, ajudando-os a construir uma identidade pautada pelo bem comum. A MISSÃO AMAR(ES), além disso tudo, incute nos alunos que participam no Clube da Solidariedade e do Voluntário da Escola Secundária de Amares um espírito de partilha e experiências globais, em países em vias de desenvolvimento, preferencialmente países de língua portuguesa, como em São Tomé, em 2015.