Arquidiocese de Braga -

19 maio 2015

Movimentos diocesanos juntos em vigília pelo Espírito Santo

Fotografia Álvaro Magalhães | DM

São aguardados milhares de pessoas de todos os pontos da diocese e de todos os movimentos.

\n

No próximo sábado, entre as 15h00 e as 17h30, todos os movimentos eclesiais, associações de fiéis e obras católicas são chamados a estarem juntos para celebrarem, comunitariamente, a Vigília de Pentecostes, que será presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. O convite foi formulado, oficialmente, pelo Bispo Auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho, em carta que atempadamente enviou a todos os movimentos.

A “convocatória” para que todos estejam presentes pretende dar cumprimento ao que aconteceu no Cenáculo de Jerusalém, quando o Espírito Santo desceu sob os Apóstolos e Maria, Mãe de Jesus, sob a forma de línguas de fogo. Assim, também a Cripta do Sameiro está preparada para se transformar no Cenáculo da Arquidiocese de Braga, onde todos estão reunidos para receber o Espírito Santo e seus dons.

Esta vigília, segundo a missiva do prelado, a que o Diário do Minho teve acesso, foi delineada na reunião de 24 de março nos Serviços Centrais da Arquidiocese, entre o Bispo Auxiliar, o padre António Sérgio Torres e as direções diocesanas dos diversos Movimentos Eclesiais, Associações e Obras.

Na mesma carta é recordado que as direções propuseram-se a participar com os seguintes números de membros: Liga Eucarística – 100; Milícia de Santa Maria – 20; Vida Ascendente – 35; Movimento da Mensagem de Fátima – 100; ACEPS – 20; CPM – 50; LOC – 50; Shalom – 30; Focolar – 100; Equipas de Nossa Senhora – 50; Renovamento Carismático – 100; Movimento dos Cursos de Cristandade – 300; CNE – 200; Obra de Santa Zita – 40; Movimento da Legião de Maria – 500; Movimento Apostólico de Schunstatt – 30; ACE – 30. 

Outras direções justificaram a sua impossibilidade de participar nesta reunião. Espera-se, porém, que todos tomem parte da festa e que indiquem à diocese o número de participantes que mobilizarem.

O programa da Vigília inicia-se com o acolhimento, seguido de uma saudação e apresentação do Pentecostes. 

Haverá um momento de reflexão dinamizado pelo padre António Sérgio Torres e subordinado ao tema “A Dimensão Social da Evangelização”. 

Depois, cada movimento ou obra, apresenta uma frase ou pensamento sobre o modo de “Viver a Fé no quotidiano e assim levedar o Mundo com o Evangelho”. 

Num terceiro momento será exposto o Santíssimo Sacramento com Oração de Vésperas e intervenção de D. Jorge Ortiga.