Arquidiocese de Braga -

26 maio 2015

D. Francisco Senra Coelho: "Só há doação de vida onde há amor"

Fotografia DACS

Afirmação decorreu na eucaristia que permitiu a doentes e idosos receberem o sacramento da Unção dos Enfermos na paróquia do Divino Salvador de Fervença, em Celorico de Basto.

\n

A paróquia do Divino Salvador de Fervença, em Celorico de Basto, contou durante três dias da semana passada com a presença do Bispo Auxiliar de Braga, D. Francisco Senra Coelho. 

No âmbito das visitas pastorais que decorrem  no arciprestado, o prelado visitou diversos locais como os Jardins de Infância, Junta de Freguesia, Centros Escolares, Extensão do Centro de Saúde e Quartel dos Bombeiros Voluntários. 

Na sexta-feira de manhã, dia 22, D. Francisco Senra visitou alguns doentes. 

O almoço decorreu com a presença de todos os sacerdotes nativos de Fervença, incluindo D. Augusto César Alves Ferreira da Silva, Bispo Emérito de Portalegre-Castelo Branco.

Durante a tarde deslocou-se ainda a uma indústria têxtil. Posteriormente celebrou eucaristia, onde foi administrado o sacramento da Unção dos Enfermos pelos dois Bispos a cerca de 65 doentes e idosos. Por esta altura, o Bispo Auxiliar salientou que "só há doação de vida onde há amor".

Depois de um momento de convívio com os idosos, reuniu com os crismandos. O prelado afirmou que "a fé é um caminho de descoberta do valor de Alguém que é Jesus Cristo" e pediu aos jovens "para não terem medo nem vergonha de afirmar e testemunhar Cristo na sociedade hodierna", apontando também os "caminhos perigosos do mundo actual". 

À noite decorreu a Assembleia Paroquial, na qual o Bispo Auxiliar apelou à "comunhão de Igreja e sentido de pertença de cada um". O Domingo foi preenchido pela eucaristia solene, onde foi administrado o sacramento da Confirmação a 58 jovens. 

D. Francisco Coelho destacou a solenidade do Pentecostes por ser uma manifestação do poder de Deus que toca a vida das pessoas. "É o dinamismo do Espírito Santo que transforma os apóstolos em discípulos", concluiui.