Arquidiocese de Braga -
29 maio 2015
"A Ordem Beneditina, o Papel dos Mosteiros e o Património da Unesco"
Seminário Internacional dura dois dias e conta com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros.
\nNos dias 4 e 5 de Junho decorre na Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, o Seminário Internacional "A Ordem Beneditina, o Papel dos Mosteiros e o Património da Unesco". A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal, tem como objectivo promover a candidatura do Mosteiro de S. Miguel de Refojos a Património Cultural da Humanidade.
De acordo com a organização, o seminário "pretende ser um espaço de partilha de conhecimentos e de confronto de ideias sobre a importância sociocultural da Ordem Beneditina nas áreas específicas da saúde, educação, organização e desenvolvimento dos territórios (...) desde a Idade Média até à aCtualidade, tendo como principal referência o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, as especificidades portuguesas da arte barroca e o património da UNESCO nas perspectivas da valorização, conservação e utilização para fins de desenvolvimento territorial".
A proposta de inscrição do mosteiro beneditino na lista indicativa do Património Mundial da Unesco foi entregue em Janeiro e o Presidente da Câmara, Francisco Alves, espera que o processo de candidatura esteja concluído até ao final de Junho.
O evento conta com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros.
Pode consultar todo o programa aqui.
Partilhar