Arquidiocese de Braga -
11 junho 2015
D. Francisco Senra Coelho: "Não podemos improvisar a iniciação cristã"

Bispo Auxiliar de Braga visitou S. Clemente de Basto, onde privou com a comunidade. O pároco, Alexandre Sá, descreveu a visita como "um momento de grande alegria".
“Não podemos improvisar a preparação da iniciação cristã, mas dedicar o melhor do nosso esforço catequético à preparação das nossas crianças, adolescentes e jovens”, sublinhou D. Francisco Senra Coelho no passado Domingo, dia 07 de Junho, durante a homilia proferida na Igreja Matriz de S. Clemente de Basto. A afirmação veio no seguimento da descrição do Evangelho da Solenidade do Corpo de Deus, altura em que Jesus preparou a celebração da Páscoa, na qual instituiu o sacramento da Eucaristia.
A celebração, que marcou o encerramento da visita pastoral, teve a participação de um grande número de paroquianos e catequistas. O prelado teve não só a oportunidade de crismar 14 jovens de S. Clemente de Basto, mas também de dar a Eucaristia pela primeira vez a um grupo de crianças e receber a Solene Profissão de Fé de um grupo de adolescentes.
A visita decorria começou na quinta-feira, com uma visita ao Centro Escolar de Gandarela de Basto, onde D. Francisco Coelho foi acolhido com grande alegria pela comunidade escolar. O Bispo estabeleceu um diálogo motivador e atento à realidade vivida por professores e alunos. Durante a tarde, para além da visita a locais de culto e ao Centro de Saúde da Gandarela, houve ainda um momento de intensa oração com os doentes e idosos da comunidade a quem administrou o sacramento da Santa Unção, na Igreja da Vila da Gandarela. Foi também nesta Igreja que se encontrou e dialogou com os crismandos, bem como com todos os agentes directamente implicados na acção pastoral da comunidade de Celorico de Basto.
Partilhar