Arquidiocese de Braga -
30 junho 2015
Paredes de Coura recebeu jovens da Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde
O acantonamento decorreu de 26 a 38 de Junho.
A catequese da Adolescência da Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde realizou um acantonamento em Rubiães, Paredes de Coura, com cerca de 50 participantes, sob a temática “cascata dos sentidos”, de 26 a 28 de Junho.
O objectivo da actividade foi de explorar os seus sentidos, num ambiente natural.
Na primeira noite, num raid-noturno, cujo tema de reflexão foi a recente Encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, deu-se especial importância ao sentido da audição, percebendo a presença de Deus na escuta dos sons da natureza.
No Sábado de manhã, partindo à descoberta do espaço da atividade, colocaram os sentidos da visão e do olfato disponíveis para a realidade que os cercava. Já o sentido do paladar foi posto à prova ao saborear as refeições confeccionadas junto à Capela de S. Bartolomeu.
O tacto foi o sentido com maior manifestação ao longo do actividade e perceptível em todas as atividades. Quer nos momentos lúdicos junto ao rio Coura, quer nos jogos, diversões e momentos de oração.
A Eucaristia, onde participaram os pais e os encarregados de educação, foi o momento em que todos os sentidos tiveram a sua expressão. Particularmente no odor das flores presentes nos altares, nos olhares dos participantes, na escuta da Palavra, nos abraços e no Pão que se partilhou.
Partilhar