Arquidiocese de Braga -
13 julho 2015
Papa termina visita à América Latina
No aeroporto internacional “Silvio Pettirossi”, em Assunção, o Santo Padre despediu-se do Paraguai e da América Latina.
O Papa Francisco regressou ao Vaticano hoje, dia 13 de julho, depois de ter visitado o Equador, a Bolívia e o Paraguai. Esta foi a nona viagem internacional do pontificado de Francisco, marcada pela necessidade de “mudança” global, pela preocupação pelos mais pobres e pela afirmação da fé como força “revolucionária”.
Na última etapa da viagem, visitou uma “favela” da região norte da capital do Paraguai, onde referiu que a “fé sem solidariedade é uma fé sem Cristo”. Sublinhou ainda que a solidariedade é uma virtude humana e cristã que “muitos têm de aprender”.
Mais tarde, na última missa desta viagem, que contou com mais de um milhão de pessoas, o Santo Padre afirmou que a “hospitalidade” é a marca que distingue os católicos. Para Francisco, a Igreja Católica é como “uma mãe de coração aberto que sabe acolher”, e não uma Igreja que entra numa “lógica do egoísmo”.Na homilia da celebração, salientou que é preciso praticar a hospitalidade com todos. “Com o faminto, o sedento, o forasteiro, o nu, o doente, o preso, com o leproso, o paralítico; hospitalidade com aquele que não pensa como nós, com a pessoa que não têm fé ou a perdeu – e às vezes por nossa culpa; hospitalidade com o perseguido, o desempregado”, afirmou o Santo Padre.
Foram milhões as pessoas que acompanharam Francisco nas dezenas de encontros, celebrações e visitas.A próxima viagem apostólica do Papa será de 19 a 28 de Setembro a Cuba e aos Estados Unidos.
Partilhar