Arquidiocese de Braga -
15 julho 2015
Padre Tony Neves reeleito provincial dos Espiritanos
Votação decorreu hoje e já foi confirmada pelo Conselho Geral da congregação religiosa.
O padre Tony Neves foi reconduzido como Superior Provincial da Congregação dos Missionários do Espírito Santo em Portugal para o triénio 2015-2018. A decisão foi tomada no Conselho Provincial Alargado (CPA), a decorrer no Seminário da Silva, em Barcelos, até dia 18 de Julho.
A votação teve lugar hoje e o sacerdote, após ter reunido os dois terços de votos necessários para a "eleição no primeiro escrutínio", aceitou continuar o "importante serviço".
A eucaristia de encerramento do CPA, com a tomada de posse do padre Tony Neves, será presidida pelo Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, no Sábado, dia 18 de Julho, às 11h30 na igreja do Seminário da Silva.
O triénio de 2015-2018 será marcado por eventos relativos à Província Portuguesa dos Missionários Espiritanos, como os 75 anos da chegada de Espiritanos portugueses a Cabo Verde, o Jubileu nacional dos 150 anos da presença espiritana em Angola, em 2016, e a celebração, em 2017, dos 150 anos dos Espiritanos em Portugal.O padre Tony nasceu em Foz do Sousa, Gondomar (Porto), a 2 de Novembro de 1962. Ordenado sacerdote a 30 de Julho de 1989, trabalhou em Angola durante a guerra civil, de 1989 a 1994. Licenciado em Teologia e Comunicação Social, fez pós-graduações em Ciência das Religiões e Lusofonia e Relações Internacionais. É Doutor em Ciência Política, por unanimidade, com louvor e distinção, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa, 2011), com uma tese sobre o impacto das intervenções da Igreja Católica em Angola no processo de paz.
Exerceu diversas funções ao longo da sua vida académica, jornalística e pastoral: Assistente Provincial e Porta-Voz dos Espiritanos; Presidente da Missão Press; Presidente dos Animadores Missionários Ad Gentes; Coordenador da Animação Missionária Espiritana; Professor do Ensino Superior no Kuito, no Huambo, em Lisboa e no Porto; Coordenador Nacional dos Jovens Sem Fronteiras; Coordenador de projectos da ONGD Sol Sem Fronteiras; Director do Sector de Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa.
É, desde 2012, o Superior Provincial dos Missionários Espiritanos em Portugal; Director do jornal Acção Missionária; Membro da Comissão Episcopal "Missão e Nova Evangelização"; Membro da Equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e da Equipa Ecuménica Jovem; Conselheiro Espiritual da Região Lisboa 2 das Equipas de Nossa Senhora e da Comunidade Pneumavita do Renovamento Carismático Católico. É autor de vários livros e de numerosos artigos em revistas, mantendo presença regular nos meios de comunicação social.
Partilhar