Arquidiocese de Braga -

23 outubro 2015

"Refugiados: acção conjunta e responsável"

Fotografia

DACS

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Social e da Mobilidade articula trabalho entre diversas entidades com vista ao acolhimento de refugiados.

\n

O Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, solicitou à Comissão Arquidiocesana da Pastoral Social e da Mobilidade que fizesse "um levantamento das possibilidades existentes na Arquidiocese para se acolherem refugiados, potenciando-se a necessária articulação e harmonização com as diversas entidades".

Em resposta ao pedido do prelado, a Comissão iniciou a missão de "articular a resposta arquidiocesana aos refugiados, delegando e centralizando tudo que se liga com esta temática na Cáritas Arquidiocesana de Braga", devendo todas as ofertas e pedidos de esclarecimentos ser encaminhados para esta insituição.

Várias instituições já contactaram o organismo arquidiocesano, indicando as possibilidades que têm de receber refugiados. "Não pretendemos substituir as entidades competentes nesta área nem diminuir a capacidade individual de cada entidade aflorar directamente esta questão com as entidades responsáveis. Aquilo que desejamos e pretendemos é que se possam congregar todas as disponibilidades existentes nas instituições da Arquidiocese de Braga", explicou a Comissão Arquidiocesana da Pastoral Social e da Mobilidade.

Neste sentido, o organismo pede às insituições, párocos e entidades individuais que comuniquem à Cáritas Arquidiocesana ([email protected] | 253263252 | 253069702) as suas diversas possibilidades e intenções.

Foi elaborado um documento que esclarece todas estas iniciativas e que disponibiliza ainda informação disponível na Palataforma de Apoio aos Refugiados (PAR). Pode consultá-lo aqui.


Download de Ficheiros

Comissão Arquidiocesana da Pastoral Social e da Mobilidade: Refugiados