Arquidiocese de Braga -

1 dezembro 2015

Catequistas de Famalicão desafiados a abrir "janelas à alegria"

Fotografia Vânia Pereira

DACS/ Vânia Pereira

Encontro de catequistas visou a preparação dos catequistas para o tempo do Advento.

\n

Na passada sexta-feira, dia 27 de Novembro, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão promoveu um encontro de recolecção, destinado a todos os catequistas do Arciprestado.

O encontro teve como objectivo a preparação e a introdução dos catequistas ao tempo do Advento e ao tempo litúrgico de preparação para o Natal, "abrindo janelas à alegria", tal como enfatiza a caminhada proposta pelo Arciprestado para este tempo litúrgico.

Esta iniciativa, realizada no Seminário dos Missionários Combonianos, em Antas, reuniu cerca de cento e setenta catequistas, provenientes das paróquias do Arciprestado, que quiseram fazer parte de um momento privilegiado de celebração, vivência e fortalecimento da sua Fé.

Depois das boas-vindas a todos, deu-se início à exposição e adoração do Santíssimo Sacramento, presidida pelo P.e António Loureiro, Assistente da Equipa Arciprestal de Catequese.

Os catequistas presentes puderam assistir a uma reflexão, composta por projecção de imagens, vídeos, textos e cânticos, que procurou interpelar cada um às atitudes próprias do Advento, como “a vigilância interior e a vivência de uma espera activa e confiada, procurando a coragem e a conversão necessárias para abrir as janelas do coração a Jesus Menino, que vem ao nosso encontro”.

Este momento de oração salientou, assim, “a urgência de vivermos como verdadeiros e comprometidos arautos de Jesus Cristo, missionários do amor, da comunhão e da misericórdia, de janelas escancaradas para Deus e para os outros, para que a Alegria de Jesus nos invada, entre, ilumine e refresque a nossa vida, e possamos fazer dela um anúncio perene de esperança e de salvação para todos os homens”.