Arquidiocese de Braga -

3 dezembro 2015

Dedicação da Capela Imaculada

Fotografia

DACS

Celebração eucarística é presidida pelo Arcebispo Primaz. Dedicação conta com vasto programa complementar durante todo o dia.

\n

No dia 06 de Dezembro, pelas 15h30, tem lugar a Dedicação da Capela Imaculada do Seminário Nossa Senhora da Conceição, em Braga. A cerimónia é presidida pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

A celebração começa com a Liturgia das Horas, pelas 09h30, com o canto solene da Oração de Laudes, próprias da Dedicação da Igreja.

Pelas 10h30 é Luís Miguel Cintra quem se dedica à leitura  de exercertos do poema "Os portais do mistério da segunda virtude", de Charles Péguy. Em Dezembro passado, o encenador já tinha lido o poema na Capela do Rato.

A manhã termina com a visualização de um vídeo realizado por Inês Gil e Daniel da Silva. "Partindo dos materiais usados na recuperação da Capela, procura uma aproximação nesta linguagem tão específica ao mistério da Conceição Imaculada de Maria", explicou o Pe. Avelino Amorim, Director do Seminário, ao DACS.

Depois da Dedicação, está prevista ainda a apresentação de dois livros. "Pluralidade de olhares" é um livro co-editado no contexto dos noventa anos do Seminário e conta com o contributo e partilha da vida em comunidade dos directores e antigos alunos do Seminário. "Percorrendo todas as épocas, lançam um olhar plural, e verdadeiro, sobre o quotidiano e a importância desta instituição eclesial", adiantou o responsável. 

"MRAR - Movimento de Renovação da Arte Rreligiosa", do arquitecto João Alves da Cunha, é a segunda obra a ser apresentada. O autor, que estará presente, fará também uma breve alocução sobre a intervenção realizada na capela. Após os encontros será ainda apresentada a medalha evocativa dos 90 anos do Seminário.

Depois do jantar, pelas 21h15, Teresa Salgueiro está a cargo da "Oratória à Imaculada". "Convidada pelo Seminário, preparou esta Oratória que será apresentada em estreia. Trata-se da execução de cânticos marianos, inspirados na Imaculada, da autoria na sua maior parte de antigos alunos deste Seminário, e que são parte do património cultural e religioso, os mais conhecidos e cantados entre nós", referiu o Director.

A entrada em todas as iniciativas é livre, mas o Seminário recomenda marcação para o 253 202 820 ou [email protected]