Arquidiocese de Braga -

8 dezembro 2015

Papa Francisco: Mil dias de Pontificado

Fotografia

DACS

No dia em que se completam mil dias de pontificado, o Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social elaborou uma lista com os momentos fortes do Papa Francisco e tentou perceber que imagem têm os nossos paroquianos do Santo Padre.

\n

São mil dias de Pontificado. Mil dias com o Papa Francisco a ser capa de jornais e revistas, a ser considerado o homem mais influente do mundo por uma publicação. São mil dias de atitudes, gestos e acções que tornam este Papa uma das figuras mais mediáticas do século. Simplicidade, humildade e alegria foram as palavras mais utilizadas para descrever Sua Santidade. E quais foram, afinal, os momentos mais marcantes de Bergoglio, o Pontífice argentino, até agora?

 

Uma Igreja para os Pobres

13 Março 2013: Eleição de Jorge Mario Bergoglio como Papa. Com 76 anos na altura, o arcebispo de Buenos Aires foi o primeiro papa do continente americano e o primeiro jesuíta a chegar a Pontífice. O sucessor de Bento XVI foi eleito à quinta votação, ao segundo dia de Conclave. O nome escolhido, Francisco (em alusão a Francisco de Assis), evidenciou desde o primeiro minuto a sua preocupação com os pobres. A forma como se dirigiu à multidão que o aguardava na Praça de S. Pedro cativou de imeditado milhões de pessoas.

23 Março 2013: Encontra-se pela primeira vez com o seu antecessor, Bento XVI, em Castel Gandolfo.

28 Março 2013: Francisco celebrou a Missa da Ceia do Senhor no Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo, em Roma. Na altura lavou os pés a um dos doze jovens escolhidos para a celebração.

5 Julho 2013: Autoriza a canonização dos beatos João Paulo II e João XXIII. No mesmo dia é publicada a sua primeira encíclica, Lumen Fidei.

 

8 Julho 2013: Primeira viagem apostólica, durante a qual visitou a ilha de Lampedusa, onde desembarcam habitualmente milhares de imigrantes. "Chorar os mortos que ninguém chora”, foi a frase que ficou associada ao momento.

22 Julho 2013: Chega ao Brasil para a primeira viagem internacional, no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude Rio 2013.

29 Julho 2013: Condena de forma veemente o lobby gay. "Se uma pessoa é homossexual e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?" foi a frase de Francisco que correu o mundo na altura.

04 Outubro 2013: Visita Assis, onde priva com crianças, pobres e doentes.

 

05 Outubro 2013: Convocou o Sínodo dos Bispos, colocando a família na ordem do dia. "A família é o motor do mundo", afirmou. As preocupações com as mudanças que o mundo contemporâneo trouxe às realidades familiares e a forma realista como as encarou serviram de exemplo aos participantes do Sínodo, encorajados a "falar abertamente".

26 Novembro 2013: É apresentada a sua primeira exortação apostólica, Evangelii Gaudium, a Alegria do Evangelho.

24 Dezembro 2013: Celebra a primeira Missa do Galo enquanto Pontífice.

 

Humildade e simplicidade: a cultura do encontro

 

 

12 de Janeiro 2014: Baptizou, na Capela Sistina, o filho de uma mulher solteira e a filha de um casal casado apenas pelo civil.

24 Maio 2014: Visita à Terra Santa, durante a qual rezou junto ao Muro das Lamentações.

25 Julho 2014: Almoçou com os funcionários do Vaticano na cantina do centro industrial.

13 Agosto 2014: Visita a Coreia, onde procede à cerimónia de beatificação de 124 católicos coreanos.

 

05 Outubro 2014: Começa o Sínodo da Família.

17 Setembro 2014: Obama agradece a Francisco pelo seu papel primordial nas relações de negociação de paz dos Estados Unidos com Cuba.

22 Dezembro 2014: Profere o célebre discurso sobre as 15 doenças espirituais que podem afectar a Cúria Romana.

 

Um sorriso e uma alegria que não passam despercebidos

 

 

24 Maio 2015: Publica a encíclica Laudato Si', a "encíclica verde". No documento, o Papa tece duras críticas ao “capitalismo selvagem” e às empresas multinacionais, que apelidada de “predadoras” do planeta que enriquecem “à custa do aumento do fosso entre ricos e pobres”. A encíclica, publicada em seis línguas, aborda também as “injustiças” na distribuição de recursos, a fome, o desperdício de alimentos, a exploração de recursos naturais em continentes como a África, o aquecimento global, a desflorestação ou a poluição.

11 Abril 2015: Convocou oficialmente o Jubileu Extraordinário da Misericórdia numa cerimónia que decorreu na Basílica de S. Pedro, no Vaticano, e onde foi tornada pública a bula Misericordiae Vultus, O Rosto da Misericórdia.

1 Setembro 2015: concede uma "indulgência jubilar" a propósito do Ano da Misericórdia. Todos os arrependidos têm direito ao perdão. Presos por qualquer delito, mulheres que praticaram o aborto ou mesmo os mortos com pecados por expiar podem ser perdoados sem ser necessário ir a Roma.

 

08 Setembro 2015: Decide acelerar os processos de nulidade do matrimónio.

24 Setembro 2015: Torna-se o primeiro Papa a discursar perante o Congresso dos Estados Unidos.

04 Outubro 2015: Começa o Sínodo dos Bispos.

25 Novembro 2015: Inicia a visita a África.

08 Dezembro 2015: Começa o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Francisco completa mil dias de Pontificado.

 

Leia aqui os testemunhos completos de todos os que quiseram deixar uma mensagem neste dia.


Download de Ficheiros

Testemunhos