Arquidiocese de Braga -
22 dezembro 2015
D. Jorge Ortiga: Mensagem de Natal
DACS
Mensagem para o Natal de 2015 do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.
“Natal, Oásis de Misericórdia”: é este o título da Mensagem de Natal do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga. O prelado centrou a missiva numa expressão que aparece na bula do Jubileu, “Misericordiae Vultus”, e que afirma que deve existir um “oásis de Misericórdia” onde quer que exista um cristão.
O Arcebispo apelou à atenção de todos os cristãos para as várias realidades que existem na actual “sociedade enferma” e que constituem verdadeiros “desertos humanos”.
Acordemos e ouçamos tantos gritos a pedir ternura, carinho, tempo, atenções, dinheiro! Podem estar em nossa casa, na nossa família, na mesma rua, na mesma aldeia ou cidade. Iremos precisar de muita valentia e coragem para recomeçar sempre. Certamente o cansaço irá surgir, poderemos até vacilar, mas a esperança num mundo mais fraterno tem que persistir. Está nas nossas mãos, na mão de todos, construir esse mundo. As adversidades e o cansaço não podem ser obstáculos naquilo que é um direito essencial de todos, o da água abundante”, alertou.
D. Jorge Ortiga pediu ainda aos cristãos para serem autênticos cristãos no encontro diário com Deus. “Bom Natal nesta peregrinação do encontro diário com Cristo em todos os rostos humanos, sobretudo naqueles que se encontram mais desencantados com a vida e naqueles que se afastam ou vivem à margem de Deus”, concluiu.
Download de Ficheiros
Mensagem
Partilhar