15 janeiro 2016

Fundação AIS promove jornada de oração pelos cristãos perseguidos

Fotografia DR

DACS

A iniciativa decorre em Lisboa e Setúbal.

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) está a promover uma jornada de oração pelos cristãos perseguidos no mundo, a acontecer dia 23 de Janeiro. A jornada tem início às 17h, em Lisboa, e termina com um concerto, às 21h, em Setúbal.

A iniciativa, que conta com a colaboração de diversas organizações da Igreja Católica portuguesa, começa em frente à Igreja de São Domingos, com a oração do terço. À noite, o “concerto pela paz” — com entrada livre — ocorre na Igreja Nova de Almada e conta com a presença da Irmã Kelly Patrícia, do Brasil, co-fundadora do Instituto Hesed de vida religiosa de adoração perpétua.

O evento pretende ser, de acordo com a Fundação AIS, “uma grande manifestação de solidariedade para com os milhares de cristãos perseguidos no mundo por causa da sua fé”.

A organização recorda uma carta do Arcebispo de Aleppo, D. Jean-Clément, recebida na véspera de Natal, em que este “suplicava” para não o deixarem sozinho, pedindo “encarecidamente” para o acompanharem nas suas orações.

Na carta, D. Jean-Clément refere ainda que na cidade síria o povo vive “na miséria, sem recursos, sem água ou electricidade, nas filas para receber uma ajuda alimentar modesta”.

“Vamos estar unidos a ele, vamos estar unidos a todos os cristãos perseguidos na Síria, mas também no Iraque, na Nigéria, no Sudão, na Coreia do Norte… enfim, em todos os países do mundo onde não há liberdade religiosa” refere, em comunicado, a Fundação AIS.

Uma jornada de oração semelhante realizou-se em Janeiro do ano passado e mobilizou mais de 400 pessoas.