19 fevereiro 2016

Semana Nacional da Cáritas. Peditório arranca Quinta-feira

DACS

Em 2015, a Cáritas angariou cerca de 300 mil euros com os peditórios por todo o país.

A Semana Nacional da Cáritas assinala-se a partir do próximo Domingo, sob o lema “Cáritas: Coração da Igreja no Mundo”.

A semana é celebrada em todo o país, com actividades dinamizadas pelas 20 Cáritas Diocesanas.

O peditório nacional decorre entre os dias 25 e 28 de Fevereiro.

Actividades na Arquidiocese

A Cáritas Arquidiocesana de Braga também realiza o seu peditório habitual em superfícies comerciais e diversas ruas, nos vários arciprestados.

O peditório nas Eucaristias de toda a Arquidiocese irá fechar a Semana Nacional, no Domingo, dia 28.

A Eucaristia evocativa do Dia Cáritas é celebrada também no dia 28, por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz, pelas 11h, na paróquia de Real.

Actividades de âmbito nacional

Para marcar o início da Semana Nacional, será celebrada uma Eucaristia em Lisboa, na paróquia dos Navegantes, às 11h. O Bispo auxiliar de Lisboa e responsável pelo acompanhamento da Cáritas, D. José Traquina, irá presidir à Eucaristia.

“Este deve ser um compromisso nacional, assumido por todos aqueles que procuram uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais fraterna. Um gesto de solidariedade e de co-responsabilidade”, ressalva o presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio Fonseca, em mensagem publicada no site oficial.

No ano passado, a Cáritas Portuguesa angariou cerca de 300 mil euros com o peditório público, que se destinaram a apoiar “os mais de 160 mil beneficiários da instituição”, segundo dados revelados pela instituição.