21 março 2016

Homenagem ao Padre José Mota

Fotografia DACS

DACS com Paróquia de Sto. Adrião

Paróquia de Santo Adrião assinala primeiro aniversário de falecimento com homenagem e apresentação de livro.

A paróquia de Santo Adrião celebra na próxima Terça-feira, dia 29, com eucaristia às 18h30 na igreja paroquial e às 20h00 na capela de Santa Tecla, o primeiro aniversário de falecimento do padre José da Costa Soares da Mota.

No mesmo dia, pelas 19h00, é apresentado o livro “Padre José Mota. Homem de Fé Obras”. A edição conta com testemunhos de pessoas amigas que conheceram e privaram com o Pe. Mota.

De acordo com a paróquia, "o livro apresenta sementes e frutos de um humilde servo da vinha do Senhor".

Depois da ordenação sacerdotal, em 1956, o sacerdote foi pároco de Santo Estêvão de Cantelães e, dois anos mais tarde, também de Santa Maria de Pinheiro, em Vieira do Minho.

Alguns anos depois, assumiria a paroquialidade de Vilar Chão, assim como, transitoriamente, outras comunidades do arciprestado.

Durante a permanência em Vieira do Minho exerceu também serviços cívicos e até políticos, como o de Provedor da Santa Casa de Misericórdia, Director da Casa do Povo, Professor no colégio do arciprestado, ou vereador da Câmara Municipal.

Em 1985, depois de três décadas em Vieira do Minho, disponibilizou-se para a missão de capelão emigrante em França (Estrasburgo), onde desempenhou novo serviço durante 18 anos.

Ainda de acordo com a paróquia de Santo Adrião, a "última «estação» da sua vida, constituída pelos doze anos posteriores ao seu regresso da emigração, deixou marcas indeléveis na vida e na memória de todos aqueles que, nesta recta final, beneficiaram do testemunho da sua fé e da edificação das suas obras, nomeadamente na paróquia de Ferreiros, em Amares, e na paróquia de Santo Adrião".