27 abril 2016

Cerzedelo celebra Festa das Cruzes

Fotografia DR

DACS

A exposição "As Cruzes floridas da missão” poderá ser visitada na Igreja Românica de Cerzedelo.

Nos dias 7 e 8 de Maio celebra-se a Festa das Cruzes na paróquia de Santa Cristina de Cerzedelo, arciprestado de Guimarães.

Domingo de manhã, dia 8 de Maio, pelas 8h, é celebrada a Eucaristia, à qual se segue a Procissão do "Senhor aos Doentes", num percurso de 6 km coberto por tapetes de flores ou serrim tingido.

Durante a tarde, às 15h, realiza-se a Via Lucis, que irá percorrer as 16 cruzes floridas. A presidir à celebração estará o Pe. Luís Miguel Rodrigues, coordenador do departamento da educação cristã.

As cruzes, com 2 metros de altura e 3,5 cm de espessura, pertencem a 16 famílias e são ornamentadas com flores naturais por um grupo de mulheres designadas de “mordomas”. Esta tarefa será desempenhada durante o dia de Sábado.

A exposição itinerante “As Cruzes floridas da missão” poderá ser contemplada na Igreja Românica de Cerzedelo. A exposição resulta de uma parceria entre a paróquia de Santa Cristina de Serzedelo e os Missionários do Verbo Divino.

A partir do dia 9 de Maio é a vez da Basílica de São Pedro, Toural, em Guimarães, receber a exposição. O encerramento deste decorre no dia 15 do mesmo mês, na eucaristia das 12h00, com a presença de representantes das famílias às quais pertencem as Cruzes Floridas.