Arquidiocese de Braga -

11 maio 2016

GNR testa dispositivo para a visita do Papa a Fátima

Fotografia

A operação da GNR "Peregrinação Segura" vai testar o dispositivo para a visita do Papa em 2017.

\n

A Guarda Nacional Republicana (GNR) já está a preparar a vinda do Papa a Fátima, em 2017, no âmbito do Centenário das Aparições.

A operação da GNR chamada “Peregrinação Segura" vai agora testar o dispositivo para a visita.

Na conferência de imprensa realizada na passada quarta-feira, o porta-voz da GNR, Marco Cruz, referiu que estão "há algum tempo a trabalhar em conjunto com várias entidades" e "vão ser treinados alguns dispositivos com o objectivo de garantir a segurança desta peregrinação, que é o foco desta operação, mas também serão testados este ano para serem aplicados no próximo, sabendo que irão ocorrer correcções”.

O porta-voz informou que haverá um controlo de objectos e de pessoas no acesso à cidade de Fátima, utilizando também cordões de segurança.

"Temos recursos importantes, como a videovigilância, que dá capacidade para controlar pessoas e veículos. Estas tecnologias irão apoiar-nos no terreno", declarou Marco Cruz.

 

GNR reforça a segurança

A operação "Peregrinação Segura" está a ser preparada desde dia 4 de Maio. 

O porta-voz GNR aconselhou todos os peregrinos a seguirem as indicações de segurança. ”Devem utilizar itinerários que permitam trânsito de peões, andar em fila indiana, aproveitando a berma das estradas e em sentido contrário do trânsito. Usar sempre, de dia e de noite, coletes reflectores”, explicou. 

Nos dias 12 e 13 de Maio a GNR terá no terreno 200 militares das várias valências como investigação criminal, cinotecnia, ordem pública, dispositivo territorial, inactivação de explosivos, trânsito e operações especiais, informou o capitão do destacamento de Tomar da GNR, Carlos Canatário.

O major Carlos Canatário relembrou ainda os idosos e as crianças a "terem sempre consigo o contacto de um responsável” e aconselhou ainda para que as pessoas transportem "apenas o dinheiro que é necessário para os gastos" e "não deixem pertences visíveis no interior dos veículos".

A GNR irá disponibilizar na sua página do Facebook informação sobre a lotação dos parques, quais os que se encontram mais vagos naquele momento e notas sobre a circulação de trânsito.



Relacionadas