Arquidiocese de Braga -
17 junho 2016
Papa aos artistas itinerantes: “artesãos da festa e do belo”
\nQuinta-feira, 16 de junho – o Papa Francisco recebeu em audiência na Sala Paulo VI os participantes no Jubileu do mundo espetáculo itinerante neste Ano Santo da Misericórdia. Na sua maioria provenientes das artes circenses e das múltiplas atividades de feira, os itinerantes fizeram logo pela manhã um cortejo de música, cor e alegria na Via da Conciliação, demonstrando todas as suas várias artes e continuando depois em plena Sala Paulo VI com um espetáculo ao qual chamaram “Esperando o Papa Francisco”.
Depois da entrada do Santo Padre na Sala, o espetáculo continuou de tal forma que o Papa interagiu com uma das exibições acariciando um tigre de cerca seis meses.
Francisco no seu discurso agradeceu o trabalho dos itinerantes chamando-lhes de “artesãos da festa, da maravilha, do belo”. Disse-lhes que na sua vida de itinerantes podem ser uma espécie de “comunidade cristã itinerante, testemunhas de Cristo que está sempre em caminho para encontrar os mais distantes”.
Em particular, o Papa Francisco congratulou-se pelos espetáculos que foram promovidos por estes artistas no âmbito do Ano Santo da Misericórdia para os mais pobres, os sem-abrigo e os presidiários.
De salientar ainda que o Santo Padre se referiu às dificuldades que estes artistas têm em manter relação com uma comunidade paroquial devido aos contínuas viagens que fazem. Por isso, o Papa pediu-lhes para conservarem a fé e de acolherem todas as ocasiões possíveis para se aproximarem dos sacramentos e transmitirem aos filhos o amor de Deus.
Os membros do mundo do espetáculo itinerante têm programada para a tarde desta quinta-feira a passagem da Porta Santa da Basílica de S. Pedro.
(RS)
(from Vatican Radio)...
Partilhar