Arquidiocese de Braga -
7 julho 2016
Das ruas à escola
DACS
Projecto destina-se a crianças da Guatemala que vivem a engraxar sapatos e quer fazê-las voltar à escola.
Na Guatemala, uma fundação local sem fins lucrativos acaba de avançar com o projecto "Lições Brilhantes", que pretende chegar até às crianças que na rua engraxam sapatos, de forma a que deixem o trabalho e retomem a instrução escolar.
Para já, o programa destina-se apenas às crianças de um dos bairros da Guatemala, mas poderá ser alargado. A organização fornece material escolar - como cadernos e livros - bem como um lanche, para que as despesas com a frequência escolar não as façam desistir.
De acordo com a página Fátima Missionária, "as crianças que trabalham no país como engraxadoras de sapatos vivem, geralmente, afastadas de todas as formas de educação, uma vez que são obrigadas a trabalhar sete dias por semana, permanecendo assim sem perspectivas de um futuro diferente".
Actualmente, a Guatemala regista a maior taxa de analfabetismo da América Central. Segundo a Agência Fides, os dados oficiais de acesso à educação e de permanência no sistema educacional indicam que a maior parte da população permanece excluída: estima-se que somente 18% dela tenha terminado o primeiro grau de instrução escolar.
Partilhar