14 julho 2016

Clero de Famalicão passeou por Chaves e Bragança

DACS com Departamento Arciprestal

Iniciativa tem vindo a repetir-se nos últimos anos e pretende reforçar laços de amizade, partilha e comunhão entre aqueles que se encontram unidos na mesma vocação sacerdotal.

A tradição dos últimos anos repetiu-se com o passeio anual do Clero do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão ontem, dia 13 de Julho. A iniciativa contou com a participação de um elevado número de párocos e de outros padres e diáconos que residem e colaboram com as paróquias do Arciprestado,  e que tiveram oportunidade de viver um dia diferente, de convívio e confraternização, passando pelas cidades de Chaves, Bragança e Amarante.

Depois da saída de Famalicão, às 08h30, o grupo seguiu em direcção a Chaves. Depois da visita à cidade, a viagem prosseguiu por Vinhais até Bragança. Sem esquecer a pausa para o almoço, os sacerdotes puderam desfrutar da cidade numa viagem desde a antiguidade e memórias históricas até à modernidade contemporânea, num equilíbrio perfeito entre a natureza e a qualidade de vida.

O Paço Episcopal, o Palacete dos Calaínhos, o Palacete Sá Vargas, o Museu Abade Baçal, a Domus Municipalis, a Igreja da Sé, antiga Sé Catedral e Cruzeiro Barroco, a Sé Catedral da Diocese Bragança-Miranda foram alguns dos locais mais emblemáticos visitados pelo grupo.

No final da visita a Bragança, deu-se início à viagem de regresso, passando o grupo por Mirandela e Amarante. O dia terminou com um jantar de confraternização.

De acordo com o Departamento Arciprestal da Comunicação, "ao terminar mais um ano pastoral, os sacerdotes do Arciprestado famalicense tiveram o prazer de viver um dia agradavelmente diferente, marcado pelo alegre e descontraído convívio entre todos, naquela que foi mais uma excelente oportunidade para reforçar os laços de amizade, de partilha e de comunhão, entre aqueles que, estando unidos na mesma vocação sacerdotal a que foram chamados por Deus, se encontram ao serviço dos homens e da Igreja de Jesus Cristo, concretamente no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão".