Arquidiocese de Braga -
20 julho 2016
JMJ. 335 mil incrições e Portugal no “top 10”
DACS
As Jornadas Mundiais da Juventude 2016 realizam-se de 26 a 31 Julho.
As Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) 2016 contam já com mais de 335 mil peregrinos inscritos, oriundos de 185 países e territórios, anunciou ontem a organização. A delegação portuguesa é a nona mais numerosa, contando com cerca de 7 mil elementos.
O português será uma das línguas mais faladas na reunião de Cracóvia, com o Brasil a ocupar a sétima posição na lista dos países com maior presença. As restantes línguas mais ouvidas serão o polaco, italiano, espanhol e inglês.
É a primeira vez na história das JMJ, iniciadas em 1987, que participam peregrinos do Kosovo, Bangladesh, Gibraltar, Mianmar ou Sudão do Sul.
O porta-voz da Conferência Episcopal Polaca, pe. Pawel Rytel Adrianik, referiu, à Rádio Vaticano, que o encontro será uma “JMJ social”, potenciado pela presença do Papa Francisco.
“Esperamos 2 milhões de jovens. Se cada um deles tiver pelo menos 500 amigos, alcançar mil milhões de pessoas não é uma utopia”, adiantou o porta-voz.
Diversos voluntários, de 31 países, estarão também responsáveis por transmitir, através das redes sociais, a mensagem das JMJ.
A página das JMJ 2016 no Facebook já chegou aos 1,5 milhões de “gostos” e a conta no Twitter tem 220 mil seguidores. A primeira está traduzida em 20 línguas, e a segunda em 13.
As JMJ deste ano decorrem entre 26 e 31 de Julho, tendo como tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”.
As Jornadas realizam-se a cada três anos, reunindo jovens católicos de todo o mundo ao longo de uma semana. É a segunda vez que o evento se realiza na Polónia, terra natal de São João Paulo, o criador das JMJ.
Partilhar