Arquidiocese de Braga -
23 novembro 2016
Saudação do Novo Reitor
Sou o Pe. Paulo Terroso e estou entre vós como aquele que serve
Olá!
Sou o Pe. Paulo Terroso e estou entre vós como aquele que serve (cf. Lc 22, 27).
Iniciei o meu ministério sacerdotal nas paróquias de Barbudo, Travassós, Gondiães e Mós, do arciprestado e concelho de Vila Verde, precisamente com estas mesmas palavras. Treze anos volvidos, o meu programa de vida e a minha atitude perante a missão que me é confiada, é a mesma: olhar fixo em Jesus, servi-Lo para servir, ser um canal da Sua graça, da Sua misericórdia.
O tempo e o percurso sacerdotal que fui realizando ao longo destes anos — formador no Seminário Menor, uma experiência numa comunidade religiosa da família espiritual de Charles de Foucauld (Mosteiro de Sassovivo, Itália), os estudos em Roma, com uma breve passagem pelos Estados Unidos — maturaram-me o coração e o olhar. Mais serenos e mais entusiasmados.
Quando o Senhor Arcebispo D. Jorge me disse que me confiava a comunidade dos Congregados não poderia ficar mais feliz, já que estou convicto de que todos nós não só necessitamos, como desejamos esse amor gratuito, incondicional, sem porquês, que nos é oferecido no sacramento da reconciliação. E a Basílica dos Congregados permite a todos aceder a essa experiência.
Este é um local riquíssimo em história, que em muito antecede a minha presença ou ministério. Todos somos “herdeiros” de algo. Tenho a sorte de “herdar” uma casa como esta. Não posso deixar de agradecer e louvar por isso todo o trabalho realizado pelo Pe. Granja e por todos aqueles que contribuíram para que a Basílica dos Congregados fosse aquilo que é.
Permitam-me um pedido, que me acompanha desde o dia da minha missa de apresentação (Argivai, Póvoa de Varzim, 31 de Agosto 2003): rezem por mim!
Obrigado,
Pe. Paulo
Outros locais onde moro:
blogue: www.igrejamedia.com
facebook: paulo.terroso.31
instagram: @pauloterroso
twitter: @paulo_terroso
email: [email protected]
Partilhar