26 dezembro 2016

25 tweet da Mensagem do Papa Francisco para a celebração do 50º Dia Mundial da Paz

Fotografia direitos reservados

50º Dia Mundial da Paz 2017: "A não-violência: estilo de uma política para a paz"

1. Façamos da não-violência ativa o nosso estilo de vida

2. Sejam a caridade e a não-violência a guiar o modo como nos tratamos uns aos outros nas relações interpessoais, sociais e internacionais.

3. Porventura a violência permite alcançar objetivos de valor duradouro?

4. A violência não é o remédio para o nosso mundo dilacerado.

5. O verdadeiro campo de batalha, onde se defrontam a violência e a paz, é o coração humano.

6. Jesus traçou o caminho da não-violência que Ele percorreu até ao fim, até à cruz, tendo assim estabelecido a paz e destruído a hostilidade.

7. Quem acolhe a Boa Nova de Jesus, sabe reconhecer a violência que carrega dentro de si e deixa-se curar pela misericórdia de Deus.

8. São Francisco de Assis: «A paz que anunciais com os lábios, conservai-a ainda mais abundante nos vossos corações».

9. Bento XVI: «O amor ao inimigo constitui o núcleo da “revolução cristã”».

10. A não-violência, praticada com decisão e coerência, produziu resultados impressionantes.

11. Nenhuma religião é terrorista.

12. A violência é uma profanação do nome de Deus.

13. Jamais o nome de Deus pode justificar a violência. Só a paz é santa. Só a paz é santa, não a guerra.

14. A partir da família, a alegria do amor propaga-se pelo mundo, irradiando para toda a sociedade.

15. Lanço um apelo a favor do desarmamento, bem como da proibição e abolição das armas nucleares.

16. A dissuasão nuclear e a ameaça duma segura destruição recíproca não podem fundamentar este tipo de ética.

17. Suplico que cessem a violência doméstica e os abusos sobre mulheres e crianças.

18. As políticas de não-violência devem começar dentro das paredes de casa para, depois, se difundir por toda a família humana.

19. O próprio Jesus nos oferece um «manual» desta estratégia de construção da paz no chamado Sermão da Montanha.

20. As oito Bem-aventuranças (cf. Mateus 5, 3-10) traçam o perfil da pessoa que podemos definir feliz, boa e autêntica.

21. Felizes os mansos – diz Jesus –, os misericordiosos, os pacificadores, os puros de coração, os que têm fome e sede de justiça.

22. A não-violência ativa é uma forma de mostrar que a unidade é, verdadeiramente, mais forte e fecunda do que o conflito.

23. No mundo, tudo está intimamente ligado.

24. Asseguro que a Igreja Católica acompanhará toda a tentativa de construir a paz inclusive através da não-violência ativa e criativa.

25. Nada é impossível, se nos dirigimos a Deus na oração. Todos podem ser artesãos de paz.

Download de Ficheiros

50º-Dia-Mundial-da-Paz-2017-22A-não-violência-estilo-de-uma-política-para-a-paz22-Francisco.pdf