17 março 2017

Boletim 217 - II Domingo da Quaresma- Ano A - 12-03-2017

Duarte Nuno Matos da Rocha

"O seu rosto ficou resplandecente como o sol.”

Baixar aqui

Quaresma: 2º Domingo

* Tomar consciência de que voltar-se para Deus passará por querer estar mais com Ele (“Mestre, como é bom estarmos aqui!”), escutar mais a Sua Palavra, acolher mais as propostas que Deus me vai fazendo no silêncio e ser mais presença d’Ele no mundo e na Igreja (Viver as 24 horas para o Senhor como oportunidade de conhecer o rosto transfigurado de Jesus).

* A Quaresma convida a parar interiormente, a construir tendas do encontro e do acolhimento a Jesus na minha vida, mas simultaneamente a agir, a descer do monte e a anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo transfigurado.

* A experiência, breve mas maravilhosa, que foi dada viver aos apóstolos na transfiguração, constitui uma “antevisão” de Jesus ressuscitado. “O seu rosto ficou resplandecente como o Sol e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz”. Este acontecimento quer iluminar o nosso caminho, quer que descubramos a verdadeira missão do Messias e a coragem necessária para seguirmos os Seus ensinamentos e a Sua vida de ressuscitado. Mostra que é na Cruz que descobriremos o verdadeiro sentido da vida, a verdadeira luz. A transfiguração é o prenúncio de que o triunfo da vida e da dignidade do homem nasce da Cruz, no dar a vida, concretizando-se no homem transfigurado, no homem que deixa branquear as vestes do seu Batismo pela luz da ressurreição.

* Tal como Cristo, cada um é chamado a dar-se, a assumir a sua cruz, transfigurando-se e dignificando-se. Mas este dar-se tem de ser permanente e sem barreiras, como acontece com Maria que assume a missão, a graça que Deus derrama na sua vida.

* Chega de caricaturas e de verdades a meias. Quem é mesmo Jesus? Para lá das imagens “fofinhas” do menino Jesus do presépio… para lá da tentativa de reduzir Jesus a um profeta contestatário… para lá do Jesus homem bondoso…queres saber quem é realmente Jesus? Escuta a voz do Pai.

Download de Ficheiros

Bokletim 217 - II Domingo da Quaresma- Ano A - 12-03-2017.pdf