5 junho 2017

Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência

Fotografia DR

DACS

Entre os dias 16 e 18 de Junho, em Fátima, realiza-se a Peregrinação Jubilar das Pessoas com Deficiência, Famílias e Instituições, este ano subordinada ao tema "Caminhar Na Luz E Na Alegria – Ser Igreja Para Todos".

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na página oficial do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência. Os interessados podem participar em um ou dois dias, consoante a sua disponibilidade.

De acordo com a organização, "a Peregrinação Nacional resulta da preocupação da Igreja portuguesa com a invisibilidade das pessoas com deficiência. A Peregrinação, como caminho conjunto de conversão e comunhão, constrói-se e reconstrói-se ouvindo o outro, acolhendo-o, promovendo o encontro que a todos nos transforma individualmente e em comunidade. A pessoa com deficiência pode reconhecer o seu próprio valor e a sua beleza; ter confiança em si própria e nas suas capacidades de crescer e fazer coisas bonitas e boas e mudar a imagem negativa que tem de si mesma."

O Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, encerra a peregrinação com celebração da eucaristia na Basílica da Santíssima Trindade, no Domingo, dia 18, às 15h00.

6ª Feira, 16 de Junho de 2017
19h00 – Chegada aos alojamentos
20h00 – Jantar
21h15 – Acolhimento e Apresentação dos Peregrinos (Casa N. Sr.ª das Dores)

Sábado, 17 de Junho de 2017
10h00 – Sessão de Abertura: Igreja para todos: Caminho em peregrinação| D. José Traquina
10h30 – Igreja peregrina na luz e na alegria.

Painel:
Pe. Paulo Duarte, SJ, à conversa:
Américo Azevedo
Carmo e Rui Diniz, pais do Bernardo

Sessão interactiva
Todos temos luz para dar.

11h15  Intervalo
11h45 – A Luz integra a totalidade das cores. Sessão interativa conjunta Na nossa diversidade construímos a Igreja.
13h00 – Almoço
15h00  Igreja em Peregrinação

Painel:
 Fraternidade Cristã de Doentes Crónicos e Deficientes físicos – FCD (Pastoral da Saúde);
 Movimento Fé e Luz (Pastoral da Família),
 Equipa Diocesana de Bragança/Miranda (SPPD).

Sessão interactiva
Bendizemos com alegria as maravilhas de Deus.

16h30 – Fátima, mensagem de Luz e de Paz | Irmã Ângela Coelho
18h00 – Eucaristia | Presidida por D. José Traquina
21h00 – Concentração dos Peregrinos
21h30 – Terço e Procissão das Velas | Capelinha

Domingo - 18 Junho de 2017
09h00 – Vamos a Caminho da Luz. Peregrinação a pé. Partida da Rotunda dos Pastorinhos (rotunda Sul)
10h30 – Concentração na Cruz Alta
10h40 – Repicar dos sinos. A alegria do encontro. Saudação a Nossa Senhora
11h00 – Festa da Luz e da Alegria Festa apresentada pelas dioceses, movimentos e instituições: Coros, música, testemunhos, encenações.
13h00 – Almoço
15h00 – Eucaristia, presidida por D. Jorge Ortiga (Basílica da Santíssima Trindade)
16h30 – O caminho de regresso na Luz e na Alegria