Arquidiocese de Braga -
21 dezembro 2017
Natal. Papa convida a "encontro pessoal com Cristo"
DACS
O Santo Padre considera fundamental a participação nas celebrações natalícias.
O Papa Francisco apelou ontem, durante a audiência pública, à participação dos cristãos nas celebrações natalícias, por forma a favorecer o “encontro pessoal com Cristo”.
“Por estes dias, vemo-Lo deitado numa manjedoura, mas é na Eucaristia que Ele se revela a cada pessoa. Em cada missa preparamos não só o Natal de Deus no mundo, mas também o nascimento de cada ser humano no seio de Deus”, referiu o Santo Padre aos peregrinos, na sala Paulo VI.
Dando continuidade às catequeses sobre a eucaristia, o Pontífice sublinhou a importância de se compreender e viver os ritos e momentos que compõem a eucaristia.
“Estamos no início da missa e devemos pensar no significado de todos esses gestos e palavras”, alertou.
A finalidade dos ritos introdutórios, explicou Bergoglio, “é fazer com que os fiéis congregados formem comunidade e se disponham a escutar com fé a Palavra de Deus e a celebrar dignamente a Eucaristia”.
O Santo Padre ressalvou ainda a importância de se chegar cedo à eucaristia, com “antecedência para preparar o coração” para os ritos.
Para Francisco é fundamental os avós, pais e mães ensinarem os mais novos a “fazer bem o sinal da cruz”. “Digam-lhes que é sinónimo da protecção de Deus”, acrescentou.
Partilhar