Arquidiocese de Braga -

1 fevereiro 2018

Festa em Honra do Mártir São Sebastião 2018

Fotografia Mais Semanário

Balasar (Santa Eulália)

Decorreram no fim de semana, 20 e 21 de janeiro, as festas em honra do Mártir São Sebastião. Este ano organizadas por um grupo de 16 jovens nascidos no ano de 1995.

\n

Balasar recebeu as festas em honra do Mártir São Sebastião

A festa foi marcada por dois momentos. Um momento de festa civil e outro de festa religiosa. A festa civil decorreu no dia 20 de janeiro, com um momento musical, seguido de uma sessão de fogo de artifício. O dia 21 de janeiro foi marcado pela festa religiosa, propriamente dita. O dia começou com uma missa em honra do Mártir São Sebastião, às 9 horas da manhã. De tarde, decorreu o sermão seguido da procissão em honra do Mártir, que contou com 11 andores, a presença das autoridades civis e religiosas, e de toda a população da paróquia e também pessoas das paróquias vizinhas. De ressalvar que a festa religiosa tinha começado 9 dias antes, com a Novena dos jovens festeiros ao Mártir São Sebastião.

No passado esta festa era organizada por jovens, homens, que quando regressavam do serviço militar obrigatório, a faziam em jeito de agradecimento/louvor ao Mártir venerado como padroeiro contra a peste, fome e guerra.

Com o passar do tempo e pelo facto do serviço militar deixar de ser obrigatório, a festa foi sofrendo alterações, mas o propósito da mesma mantém-se. Hoje, ao completarem 23 anos, jovens, homens e mulheres, organizam a festa em honra de São Sebastião como forma de louvor ao mesmo, mas também, como forma de servir a comunidade, reforçar laços entre os pares e de animar a freguesia/ paróquia de Balasar.