5 março 2018

Bispos Europeus elegem novo presidente da COMECE

Fotografia COMECE

DACS

Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, parte hoje para Bruxelas.

Os delegados das Conferências Episcopais da União Europeia (UE) irão reunir-se em Bruxelas, de 7 a 9 de Março, para a Assembleia Plenária da Primavera da COMECE (Comissão dos Episcopados Católicos da União Europeia) 2018. Durante o encontro será eleito o novo presidente do organismo, bem como quatro vice-presidentes.

O futuro presidente da COMECE terá pela frente um mandato de cinco anos (2018-2023) e irá suceder ao cardeal alemão Reinhard Marx, que ocupou o cargo por dois quinquénios. Os delegados elegem entre si os novos membros da presidência, “reflectindo a diversidade de culturas que prevalecem na União Europeia”, conforme estabelece a COMECE.

Os bispos também irão escolher os Presidentes das Comissões COMECE sobre Assuntos Sociais, Assuntos Jurídicos e Relações Externas da UE. Entre outras questões, a Assembleia Plenária também irá votar sobre os mandatos das três Comissões COMECE e os Grupos de Trabalho sobre Migração e Asilo e sobre Ética.

A reunião decorre à porta fechada e discute igualmente os novos desafios da União Europeia, contando na quarta-feira com a intervenção de Paul Gallagher, Secretário das Relações com os Estados da Santa Sé. Está também prevista uma homenagem ao cardeal Marx que inclui a participação de Jean-Claude Juncker, Presidente da Comissão da UE.

Na quinta-feira é a vez de Federica Mogherini, Alta Representante da UE para os Assuntos Estrangeiros e Política de Segurança, informar a Assembleia dos desafios geopolíticos para a Europa. Pelas 19h00, uma eucaristia na igreja de Notre-Dame du Sablon, Bruxelas, assinala a tomada de posse do novo presidente da COMECE.

No passado mês de Abril, o Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, foi nomeado Delegado da CEP (Conferência Episcopal Portuguesa) na COMECE, em resultado das eleições para os órgãos da CEP 2017-2020.

A COMECE é composta por Bispos delegados pelas Conferências Episcopais dos Estados membros da União Europeia. De acordo com a sua missão, definida nos seus Estatutos, a COMECE acompanha o processo político da União Europeia em todas as áreas de interesse da Igreja.