21 março 2018

Domingo de Ramos

Peso a tirar: Ressentimento

Reflexão

É mais fácil atribuir aos outros a culpa dos nossos erros do que ter a honestidade e a retidão de os assumir. O relato da Paixão, que escutaremos dentro de momentos, recorda-nos que, para o bem e para o mal, no júbilo e no pranto, devemos ser coerentes com a nossa fé, não embarcando nem dando aso a ódios injustificados, sem razão aparente. Ainda não nos libertamos de tudo o que está a mais, ainda há um passo a dar. Jesus entra em Jerusalém e também nós queremos entrar no seu mistério de amor incondicional, sem restrições ou reservas. Deixemos para trás o ressentimento que bloqueia o nosso coração e, libertas as amarras, estaremos preparados para acolher Aquele que se revela pelas Escrituras e ao partir do Pão.

O ressentimento nasce do orgulho que há no nosso coração. Na verdade, é o que sai do coração do Homem que o torna impuro. Farei agora um esforço extraordinário para voltar a falar para alguém com quem já não falo há muito tempo. Ou esquecerei o meu orgulho, para reconhecer o meu erro, e voltarei a falar e confiar, como antigamente, em alguém que me é bastante próximo ou que já foi um grande amigo, porque não quero ficar igual antes e depois da Quaresma.

APROXIMA-SE A PÁSCOA

tua Páscoa de vida plena

e entregue por cada um de nós,

que após termos protestado

em tantos Egitos e Babilónias,

continuamos amarrados ao que temos

e continuamos queixando-nos

diante de cada horizonte que se avizinha.

a tua Páscoa,

tua Páscoa que é chamamento florido e utópico,

porque desperta e embriaga os que caminham pela vida

com os sentidos e o coração despertos

e as entranhas envolvidas

por golpes, quedas e carícias.

a tua Páscoa,

com morte e vida verdadeiras,

e não quero percorre-la com um coração de pedra,

e os olhos cerrados ou à deriva,

dormindo ou escondido em qualquer esquina,

justificando atrasos e ausências.

a tua Páscoa.

Estás agora a passar pela nossa história

E pela nossa vida!

Florentino Ulibarri