9 abril 2018

Papa Francisco exorta a ser santo "nos pequenos gestos"

Fotografia DR

DACS

Foi hoje divulgada a exortação apostólica "Alegrai-vos e Exultai", do Papa Francisco, sobre a santidade no mundo actual. O documento convida a ser santo nos "pequenos gestos", a "viver com alegria e sentido de humor" e "sem perder o realismo".

"Alegrai-vos e Exultai". É precisamente com o título da exortação, extraído das palavras de Jesus aos perseguidos e humilhados, que o Papa Francisco inicia o seu mais recente documento pontifício. Nela, Francisco afirma que o caminho para a santidade passa por combater o "consumismo e egoísmo".

O Papa explica que o objectivo desta exortação é o de "fazer ressoar, mais uma vez, a chamada à santidade, procurando encarná-la no contexto actual, com os seus riscos, desafios e oportunidades", e não fazer "um tratado sobre a santidade, com muitas definições e distinções."

Para ser santo, lembra o Papa, “não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso”. A exortação incentiva a “não ter medo”, “nem vergonha", de ser santo, principalmente nos "pequenos gestos" do dia-a-dia.

O documento divide-se em cinco capítulos: "A chamada à santidade", "Dois inimigos subtis da santidade", "À luz do Mestre", "Algumas características da santidade no mundo actual" e "Luta, vigilância e discernimento".

Download de Ficheiros

"Gaudete et Exsultate" - Exortação Apostólica