Arquidiocese de Braga -

20 abril 2018

Associação Famílias alerta para "hecatombe demográfica" em Portugal

Fotografia DR

DACS com Vatican News

Carlos Aguiar Gomes, presidente da Associação Famílias e representante português na reunião da Federação das Associações Familiares Católicas na Europa, fala em combater o "Inverno demográfico".

\n

Em declarações à Vatican News, Carlos Aguiar Gomes afirma que “assistimos na Europa a políticas profundamente desumanas, cruéis”. O presidente da Associação Famílias esteve em Viena e subscreve o comunicado final da reunião da Federação das Associações Familiares Católicas na Europa.

O documento sublinha a necessidade de políticas para combater o actual "Inverno demográfico" e defende a importância de cada nação tomar “consciência” e “agir” perante este problema.

“A Europa tirou do centro das suas preocupações a dignidade da pessoa humana”, diz Carlos Aguiar Gomes, que considera que “são os próprios europeus que querem combater a sua própria natalidade”.

Para o presidente da Associação Famílias, o fenómeno está relacionado “com as políticas sociais, económicas e laborais que a Europa tem pugnado, tem defendido e tem proposto, um capitalismo selvagem, sem regras”.

Carlos Aguiar Gomes lembra que a queda da natalidade em Portugal começou em 1980, uma situação que “neste momento é de hecatombe demográfica”, e deixa um alerta: “Em Portugal não há uma política de família”.

Carlos Aguair reafirma a posição da federação europeia, que chama a atenção para a situação dos idosos e critica a legalização da eutanásia em Portugal.

“Isto é o cúmulo da falta de respeito pela dignidade e a liberdade das pessoas”, sublinha o presidente da Associação Famílias.