Arquidiocese de Braga -
10 maio 2018
Pastoral Vocacional disponibiliza dinâmica de percurso vocacional
DACS com Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional
A dinâmica está agora disponível num único documento, permitindo o acesso por todos aqueles que queiram aprofundar e reflectir sobre a vocação.
O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga propõe, através da publicação diária de uma página inteiramente dedicada à temática vocacional no jornal Diário do Minho, uma caminhada de descoberta, de provocação e de discernimento, traçando um percurso vocacional constituído em oito etapas.
A dinâmica está agora disponível num único documento, permitindo o acesso por todos aqueles que queiram aprofundar e reflectir sobre a vocação, nomeadamente os diferentes agentes pastorais, enquanto processo humano e espiritual a propor àqueles que acompanham. De acordo com o coordenador do Departamento, o Pe. Mário Martins, esta publicação tem também como objectivo "promover, na Arquidiocese, uma cultura vocacional que seja transversal a toda a pastoral, uma vez que «toda a Pastoral ou é vocacional ou não é pastoral»".
Estas oito páginas convidam a olhar a dimensão vocacional da vida humana na perspectiva de um caminho, isto é, abordando a vocação enquanto “uma história de amor em Passos de Esperança”.
Este itinerário foi traçado a partir da imagem de umas pegadas, tendo como mote a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, e inspirando-se no famoso diálogo, carregado de sabedoria e simbolismo, estabelecido entre a raposa e o Principezinho da obra de Antoine de Saint-Exupéry. A dinâmica surge composta por conteúdos de diversa natureza, nomeadamente diferentes testemunhos vocacionais por parte de quem criou e vive estes laços com Deus, “sempre numa perspectiva provocadora e num convite claro à interrogação mais íntima de quem somos e a Quem pertencemos, do que queremos e para Quem vamos”, conscientes da certeza de que, também na vocação, “o essencial é invisível aos olhos”, mas visível ao coração de quem se deixa conduzir por verdadeiros “Passos de Esperança”
Partilhar