20 setembro 2018

Pastoral Vocacional tem responsabilidade acrescida este ano

DACS com Pastoral Vocacional

Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga é, no novo ano pastoral, responsável pela preparação de todo o material relativo à dinamização e vivência da Semana de Oração pelas Vocações.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga iniciou o seu programa de actividades relativo ao Ano Pastoral 2018 / 2019 com uma primeira reunião realizada no passado dia 17 de Setembro, no Centro Pastoral da Arquidiocese, num ano em que conta com uma responsabilidade acrescida e de âmbito nacional: a preparação de todo o material relativo à dinamização e vivência da Semana de Oração pelas Vocações, a decorrer de 5 a 12 de Maio.

Na primeira reunião foi já apresentado o programa do Departamento para todo o ano. Destacam-se os Encontros Vocacionais, este ano destinados aos Arciprestados de Vila Nova de Famalicão e Braga, que no ano anterior foram palco, respectivamente, da Semana de Oração pelos Seminários e da Semana de Oração pelas Vocações.

Outro dos pontos altos do ano para o Departamento prende-se com todas as actividades relacionadas com a vivência e celebração da Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal, e que este ano se centra, em toda a Arquidiocese, no Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

Além do programa pastoral da Arquidiocese, "Ser Esperança", também o Sínodo dos Bispos relativo à XV Assembleia Geral Ordinária e o Ano Missionário convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa servirão de base e de orientação para a actuação do Departamento.

Ao longo do ano, a equipa irá também reflectir sobre a Carta Pastoral de D. Manuel Sánchez Monge, bispo de Mondoñedo-Ferrol, em Espanha, intitulada “Una pastoral vocacional entusiasmada”.

O Departamento das Vocações, reforçado com alguns novos membros, conta com mais de vinte elementos, entre sacerdotes, consagrados e leigos, provenientes de diferentes institutos religiosos e de diferentes pontos da Arquidiocese, e tem como coordenador o padre Mário Martins.