Arquidiocese de Braga -

24 outubro 2018

Museu Pio XII expõe “Sementes de Esperança"

Fotografia

DACS

A inauguração decorre às 18h30 e a exposição estará patente até ao dia 6 de Janeiro de 2019.

\n

O Museu Pio XII inaugura esta Quinta, dia 25 de Outubro, a exposição temporária "Sementes de Esperança", da artista plástica Sílvia Vale. A exposição surge no âmbito do Programa Pastoral da Arquidiocese de Braga para 2018/2019 e propõe um olhar atento e diferente sobre o tema.

De acordo com o museu, a esperança é uma "virtude que dá resposta aos anseios de felicidade colocados por Deus no coração do ser humano" e surge aqui "representada numa linguagem plástica moderna, sobre variados suportes, com técnicas ousadas e inovadoras".

"Personificada na figura feminina ou manifestada através de uma multiplicidade de símbolos polissémicos e enigmáticos, a Esperança revela-se simbolicamente através de diversos elementos associados ao divino e ao Mistério da Vida como sejam, por exemplo, o anjo, a árvore, a flor, o óvulo, o portal, o sol, a lua, o círculo, a espiral, o casulo, a Flor-da-Vida ou a coroa da vitória. As pinturas, pela sua beleza, significado e qualidade, pretendem condensar o essencial do tema do Ano Pastoral e deixar no coração de cada observador uma perene semente de esperança", segundo o museu.

Sílvia Vale é uma artista plástica de longa carreira com inúmeras exposições nacionais e internacionais, com uma vida dedicada ao ensino da arte.

A inauguração decorre às 18h30 e a exposição estará patente até ao dia 6 de Janeiro de 2019.