Arquidiocese de Braga -
8 novembro 2018
Conselho Presbiteral focou-se nos desafios do Ano Missionário
DACS
Neste encontro, os conselheiros decidiram que o contributo penitencial da próxima Quaresma segue o critério dos anos anteriores: destinar uma parte para uma causa ligada à Arquidiocese, através do “Fundo Partilhar com Esperança”, e outra parte para a reco
Os “Desafios da vivência do Ano Missionário na Arquidiocese de Braga” foram o tema principal da agenda do primeiro encontro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Braga neste ano pastoral, cuja reflexão foi orientada por Isabel Filgueiras, professora de Educação Moral e Religiosa Católica e membro do Conselho Pastoral Arquidiocesano.
No conselho foi também acentuada a necessidade de ajudar os sacerdotes a viverem "apaixonados pelo seu ministério", na linha da carta pastoral do Arcebispo D. Jorge Ortiga, “Uma alma para o corpo da Igreja”.
"Também os leigos têm a missão de ajudar os seus pastores a se apaixonarem pela missão. Os sacerdotes precisam do coração amigo dos leigos para partilharem as suas alegrias e se animarem nas dificuldades e curarem as suas feridas", afirma o Conselho na informação enviada.
D. Jorge Ortiga realçou a importância da "espiritualidade do nós", segundo a expressão do Papa Francisco.
Antes da ordem do dia, foram abordados alguns temas como a formação permanente dos sacerdotes, apontada como "uma dimensão importante para que possam responder aos desafios da actualidade".
Sem formação continuada, acrescentou-se, "vai-se perdendo a qualidade do serviço apostólico que é pedido aos sacerdotes".
Neste encontro, os conselheiros decidiram que o contributo penitencial da próxima Quaresma segue o critério dos anos anteriores: destinar uma parte para uma causa ligada à Arquidiocese, através do “Fundo Partilhar com Esperança”, e outra parte para uma necessidade fora da Arquidiocese, nomeadamente a reconstrução da casa sacerdotal na missão de Ocua, na Diocese de Pemba, em Moçambique, por forma a "reforçar o acordo de cooperação missionário firmado com esta igreja local, que envolve o envio regular de leigos e presbíteros".
O Conselho Presbiteral foi informado que nesta semana será publicada a “Caminhada de Advento/Natal”, preparada pela Comissão de Liturgia, a ser usada em todas as paróquias.
O padre João Alberto Sousa Correia distribuiu uma informação sobre a Faculdade de Teologia da UCP, que está a celebrar 50 anos da sua fundação.
O Conselho Presbiteral, que reúne duas vezes por ano, é formado por cerca de 40 sacerdotes, representando os 14 arciprestados da Arquidiocese de Braga, os seus serviços centrais e os presbíteros pertencentes a Congregações religiosas, e é presidido pelo Arcebispo Primaz com o seu bispo auxiliar.
Partilhar