Arquidiocese de Braga -

14 dezembro 2018

Presépio ao Vivo de Priscos inaugurado este Domingo

Fotografia

DACS

Há treze anos que a Paróquia de São Tiago de Priscos organiza um Presépio ao Vivo.

\n

O Presépio Vivo de Priscos é inaugurado este Domingo, dia 16 de Dezembro, às 10h30. Na inauguração estará presente – para além de D. Jorge Ortiga e Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga – o bombeiro Rui Rosinha, um dos feridos dos incêndios de Pedrógão Grande em 2017, sendo feita uma homenagem aos bombeiros voluntários portugueses.

O Presépio deste ano conta com algumas novidades. Para além de uma aplicação que permite a visita ao presépio em formato digital e de um site renovado, o espaço de 30 mil metros quadrados conta agora também com um templo romano.

Há treze anos que a Paróquia de São Tiago de Priscos organiza um Presépio ao Vivo. A iniciativa engloba mais de 90 cenários e 600 figurantes. O presépio é representativo do presépio tradicional, com ritmos e rotinas do quotidiano hebraico e romano – labores e artesanato, comércio e costumes – que recriam uma moldura cenográfica de um povo, num despojamento fantasioso da época do nascimento de Jesus e submetido ao poderoso Império Romano.

As novas construções contaram com a ajuda da comunidade de Priscos e dos reclusos do Estabelecimento Prisional e Regional de Braga.  

O presépio terá novamente a participação de uma muçulmana.  Esta participação é um dos frutos da “Aldeia das Religiões” realizada em 2012, no âmbito da Capital Europeia da Juventude. O diálogo entre cristãos e muçulmanos vivido nesse evento tem produzido, ao longo dos anos, um “melhor entendimento e conhecimento mútuo”.