17 janeiro 2019

11 de fevereiro - 27º Dia Mundial do Doente

Departamento da Pastoral da Saúde

Na mensagem do Papa Francisco para o 27º Dia Mundial do Doente, a assinalar no dia 11 de fevereiro de 2019 somos desafiados a relembrar que o caminho mais credível de evangelização são gestos de dom gratuito como os do Bom Samaritano. O cuidado dos doente

Tendo em conta que esta data será assinalada solenemente na India, o Papa Francisco recorda a alegria e admiração de Madre Teresa de Calcutá, um modelo de caridade que tornou visível o amor de Deus pelos pobres, abandonados, descartados e doentes.

Lembremo-nos que quando nascemos, para viver tivemos necessidade dos cuidados dos nossos pais, de forma semelhante, em cada fase e etapa da vida, cada um de nós nunca conseguirá, de todo, ver-se livre da necessidade e da ajuda alheia, nunca conseguirá arrancar de si mesmo o limite da impotência face a alguém ou a alguma coisa. Papa Francisco continua exortando a continuar a ser sinal da presença da Igreja no mundo secularizado. O voluntário é um amigo desinteressado, a quem se pode confidenciar pensamentos e emoções; através da escuta ele cria as condições para que o doente deixe de ser objeto passivo de cuidados.

O Santo padre recorda que as instituições sanitárias católicas não deveriam cair no estilo empresarial, mas salvaguardar mais o cuidado da pessoa que o lucro.