Arquidiocese de Braga -

18 janeiro 2019

Festa em honra do Mártir S. Sebastião

Fotografia retirada da internet

Balasar (Santa Eulália)

\n

Neste fim de semana a paróquia de Santa Eulália de Balasar celebra a festa em honra do mártir S. Sebastião.

São Sebastião, nasceu em França no ano de 256 d.C. e morreu no ano 286 d.C. Originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão.

Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal, a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado em um rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado a 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas. (Fonte Wikipédia)

No sábado, dia 19 haverá a festa popular, com artista convidado e sessão de fogo de artifício e no domingo, dia 20, seguirá o seguinte programa:

09h00 Missa em Honra do Mártir São Sebastião

14h00 Chegada da fanfarra dos "Escuteiros de S. Leocádia - Fradelos"

15h00 Sermão seguido da Procissão

17h00 Início da atuação do grupo

17h30 Leilão de oferendas

21h00 Encerramento das festividades

Toda a comunidade é convidada a participar neste dia de festa!