2 abril 2019

Agentes de pastoral de Vila do Conde e Póvoa de Varzim desafiados à “coragem de arriscar pela promessa de Deus”

DACS com DAPV

Encontro marcou abertura da Semana das Vocações e contou com a presença de D. Jorge Ortiga.

No passado sábado, dia 30 de Março, às 10h00, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu um encontro com os agentes de pastoral do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

O objectivo do Departamento passou por envolver e implicar todas as comunidades na vivência da Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, este ano com o tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”, conforme proposto pelo Papa Francisco.

Este encontro, o primeiro de um vasto programa de iniciativas, juntou no Centro Pastoral Paroquial das Caxinas cerca de 200 agentes de pastoral desde párocos, catequistas, coordenadores de grupos de jovens, chefes de escuteiros, entre outros e contou ainda com a presença do Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga.

O prelado dirigiu-se aos presentes começando por referir que “importa ter consciência do verdadeiro sentido e significado da Pastoral Vocacional”, acrescentando que esta “diz respeito a todos e a cada um”, na medida em que “cada um deve ser como um grito que anuncia ao mundo que Deus é a razão da humanidade e que Jesus Cristo é o caminho para a felicidade”.

D. Jorge salientou ainda que “todos se devem comprometer em ser intérpretes do chamamento de Jesus, promovendo o encontro com Ele em cada acção pastoral, para que efectivamente toda a pastoral seja vocacional e para que possamos tecer comunidades acolhedoras e missionárias, capazes de atrair cada um, particularmente os mais jovens, para a pessoa de Jesus”.

Os elementos da equipa da Pastoral Vocacional da Arquidiocese conduziram o encontro composto por dinâmicas, cânticos, meditação da Palavra de Deus, trabalho de grupo e oração.

Os agentes de pastoral foram sensibilizados para a sua missão no seio das comunidades e no seio da sociedade em geral, já que, “como enviados”, são interpelados à prática de algumas atitudes como “orar, arriscar, mediar, iluminar, acompanhar, servir e amar”, estando “atentos ao despertar vocacional dos que lhe são confiados”, para que todos experimentem “a alegria de, pela vocação, arriscar a vida pelo Senhor”.

A próxima iniciativa acontece já no dia 6 de Abril, sábado, às 21h30, no Auditório Municipal da Póvoa de Varzim. Trata-se de um momento cultural com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, que acontece no contexto de uma dinâmica vocacional preparada também pelo já referido Departamento.