Arquidiocese de Braga -

2 maio 2019

Ex-alunos homenageiam Pe. Costa Santos

Fotografia

DACS

Livro "Igreja — Comunhão" tem coordenação do Pe. José Lima.

\n

No dia 11 de Maio, pelas 11h00, será apresentado no Auditório Isidro Alves (Campus Camões – UCP Braga) o livro "Igreja — Comunhão", coordenado pelo Pe. José Lima. A obra é uma forma de homenagem ao Pe. Manuel Moreira da Costa Santos, teólogo e docente da UCP.

"Abriu uma nova página da Teologia, iniciando os cursos também a leigos, com a ousadia e a responsabilidade de tornar o Concílio Vaticano II nosso, de todos, para que o nosso tempo se abrisse ao laicado e a Igreja fosse de todos e para todos. Não só de uma elite, mas de todos, porque sacerdotes desde o Batismo. O Sacerdócio comum foi valorizado na escuta das traves mestras da fundação da Igreja, na Ressurreição/Pentecostes. Esta página era difícil de abrir, nos ambientes tradicionalistas do Concílio. O Doutor Costa Santos abriu-a por todo o lado, desde Lisboa a Braga, ensinando e escrevendo, para tornar a Igreja Viva, como convém", explica o Pe. José Lima sobre o homenageado.

A homenagem parte de alguns ex-alunos e a entrada é livre.

O Pe. Costa Santos nasceu a 11 de Março de 1944 em Ribeirão, Vila Nova de Famalicão, e foi ordenado em 1967, em Fátima. Estudou na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde concluiu o doutoramento em Teologia.