24 maio 2019

Balasar acolhe conferências de Bioética

DACS

Iniciativas são de entrada livre e prolongam-se durante o mês de Junho.

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde e a Santuário Alexandrina de Balasar organizam, no próximo mês de Junho, um conjunto de conferências sobre temas relacionados com a Bioética.

No dia 7 de Junho, Edna Gonçalves, membro da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, irá abordar a questão dos Cuidados Paliativos: metas e práticas. A 14 de Junho é a vez do padre Bruno Nobre reflectir sobre a Eutanásia e o Suicídio Assistido. O itinerário de conferências termina a 21 de Junho com o tema da Distanásia, com a enfermeira Paula Margarida e o padre Jorge Vilaça.

A Peregrinação dos Frágeis, a realizar no dia 16 de Junho, integra também este itinerário.

"As questões de fim de vida constituem uma das preocupações fundamentais do Homem contemporâneo e, naturalmente, essas preocupações são assumidas pela Igreja. Multiplicam-se estudos, simpósios, petições, projectos de lei... E, mais dia menos dia, seremos chamados a reflectir novamente sobre estes temas, a redefinir os termos e a reavaliar as questões diretamente ligadas à dignidade humana. Queremos falar de coisas complicadas usando palavras simples, acessíveis à maioria das pessoas", explicou a Pastoral da Saúde.