28 junho 2019

Hoje é Dia de Oração pela Santificação do Clero

DACS com Vatican News

O Papa Francisco pediu as orações dos fiéis pelos sacerdotes e pelo seu ministério petrino.

É celebrado todos os anos, na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, o Dia de Oração pela Santificação do Clero. O Papa Francisco pediu, na audiência geral da Quarta-Feira passada, as orações dos fiéis pelos sacerdotes e pelo seu ministério petrino, “para que toda acção pastoral seja marcada pelo amor que Cristo tem por cada homem”.

Na exortação apostólica Gaudete et Exsultate, dedicada à santidade no mundo contemporâneo, Francisco recorda que a Igreja não precisa de muitos burocratas e funcionários, “mas de missionários apaixonados, devorados pelo entusiasmo de comunicar a verdadeira vida. Os santos surpreendem, desinstalam, porque a sua vida chama-nos a sair da mediocridade tranquila e anestesiadora”.

“O sacerdote é o mais pobre dos homens se Jesus não o enriquece com a sua pobreza, é o mais inútil servo se Jesus não o chama amigo, o mais tolo dos homens se Jesus não o instrui pacientemente como Pedro, o mais indefeso dos cristãos se o Bom Pastor não o fortifica em meio ao rebanho. Ninguém é mais pequenino do que um sacerdote abandonado às suas próprias forças.”