19 julho 2019

784 escuteiros portugueses a caminho dos Estados Unidos para acampamento mundial

DACS com Agência Ecclesia/CNE

O contingente de Portugal vai, “pela primeira vez, ter um restaurante” onde, todos os dias, “uma equipa de voluntários vai cozinhar práticos típicos”.

784 portugueses vão participar, entre os dias 22 de Julho e 2 de Agosto, no 24.º acampamento mundial de escuteiros – World Scout Jamboree –, na Virgína Ocidental, nos Estados Unidos da América.

De acordo com o Corpo Nacional de Escutas, o contingente de Portugal ultrapassa as sete centenas de escuteiros e vai, “pela primeira vez, ter um restaurante” onde, todos os dias, “uma equipa de voluntários vai cozinhar práticos típicos”.

Os 784 jovens e adultos da Federação Escotista de Portugal – constituída pelo Corpo Nacional de Escutas e pela Associação de Escoteiros de Portugal – vão viajar nos próximos dias para acampar “num dos maiores centros escutistas mundiais”.

A temática em destaque neste encontro mundial é a sustentabilidade e o Summit Bechtel Reserve, no Estado da Virgínia Ocidental, nos EUA, vai receber ao todo 45 mil escuteiros”.

Um dos pontos altos do programa é o Dia das Culturas, dedicado à partilha e troca cultural entre os participantes de 150 países.

Durante os 12 dias do acampamento, os escuteiros católicos vão participar em oficinas e “explorar actividades como skate, BTT, arborismo, mergulho, trilhos pedestres, slide, entre outras.

“Ao mesmo tempo, o Jamboree Mundial vai contar com o tradicional espaço de Fé e Crenças, onde os jovens podem crescer em tolerância”, acrescenta o CNE.

Este acampamento mundial, que se realiza de quatro em quatro anos, é uma “oportunidade única” para jovens entre os 14 e os 18 anos “explorarem novos horizontes e desenvolverem-se física e intelectualmente”.

Os participantes de todo o mundo celebram o ideal de Baden Powel vivendo “o espírito escutista da fraternidade mundial”.

Neste contexto, o CNE realça que durante vários dias os escuteiros vão viver “aventuras inesquecíveis, constroem amizades e fazem pontes para o futuro, na construção de um mundo melhor”.

O Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, foi fundado em 27 de Maio de 1923 e é a maior associação de juventude em Portugal, com cerca de 72 mil escuteiros distribuídos por cerca de 1030 agrupamentos em todas as regiões do país.